livraria cultura

sexta-feira, 15 de março de 2013

Formigas - Música do SNJ - para refletir


Ver o sol atrás da montanha não é fácil
perco minha vida até com uma bituca de cigarro
o que eu tenho de melhor trabalho com a força
nas costas carrego duas vezes o meu peso a folha
que vai servir de alimento
tendo sorte não serei levada pelo vento
com o tempo eu aprendo
ser um operário dentro do formigueiro.

O dia nem clareou estou no trabalho
um por todas todas por um nosso hábito
juntas retiramos um obstáculo
que estava no caminho impedindo itinerário
todo dia ando quilômetros todo dia
não me canso de ser útil ter serventia
sei que a rainha nem liga para o meu esforço
mas tenho que fazer por onde representar meu povo
a sorrir, a chorar, se cair levantar e caminhar
pois num piscar de olhos a vida vai embora
pois num piscar de olhos o corpo leva pólvora
do pedreiro, do carpinteiro, do lixeiro, do barraqueiro
do amarelo ao preto, do branco ao vermelho
todos carregam a união do formigueiro.

Em cima de uma árvore vejo a cidade
poluição, poluição mas como arte,
infectando o ar que eu respiro
começou a chover preciso de um abrigo
com a terra molhada fez sumir a trilha
tenho que tomar cuidado com a minha vida
um pisão em falso fico esmagada
vejo uma sombra estou preparada...
fui pisoteada não reclamei de nada
só queria deixar algumas palavras
ouviu, ficou triste com a história?
deixa um farelo de pão cair
que as formigas vão a forra.

caminhando assim na solidão
com peso em minhas costas ajudando meus irmãos
sigo a trilha, aos poucos vou vagando
destino formigueiro população se amontoando
é o tempo certo, a hora certa consegui comida
la vai o homem, quero dizer a formiga
o preço que se paga resultado de uma vida
no formigueiro todo mundo é igual
até o homem que te fuzila, moço...
parece coisa de doido
caminharemos todas e todos na humildade
sem alvoroço
manutenção do formigueiro através do rap trazer algo novo
uma boa para os ouvidos 
e para as formigas um pedaço de bolo
tardo mig criou antena de ouro
invadindo a cesta de pão
de algum vacilão que te causa nojo
perder a paciência quase perdi foi por pouco
aprendi com as formigas
que a união serve pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário